Períodos curtos de dieta que mimetiza o jejum reduz o risco de doenças?
- F&T Notes

- 5 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

Os dois últimos meses trouxeram campanhas nacionais para conscientização sobre prevenção do câncer de mama e próstata. Dentro dos fatores de risco modificáveis para essas doenças, a dieta exerce um papel importante. Recentemente, a revista Nature Communications publicou os resultados de uma pesquisa sobre ciclos de dieta que mimetiza o jejum, que foram capazes de promover a melhora dos níveis de diversos marcadores de envelhecimento associados ao maior risco de doenças crônicas.
Esse trabalho envolveu dois ensaios clínicos, eles testaram o efeito de 5 dias de uma dieta que mimetiza o jejum (FMD), sendo ela baseada em alimentos de origem vegetal, com baixo teor de calorias e proteína. Esse protocolo promoveu redução de peso, gordura corporal e pressão arterial após 3 meses de seguimento em comparação com uma dieta padrão ou Mediterrânea. Ainda, foi relacionado à redução de gordura presente no fígado. E o destaque foi a redução da idade biológica, em média 2,5 anos após 3 ciclos de dieta, independente da perda de peso. A relação linfóide-mielóide (proporção para envelhecimento imunológico) melhorou em todos os participantes após três ciclos da dieta, o que indica uma reversão do envelhecimento imunológico.

NA PRÁTICA:
Os achados indicam que a FMD é uma intervenção dietética que reduz fatores de risco para doenças crônicas, como diabetes e câncer, além de reduzir a idade biológica.
Como é um protocolo restritivo, apresenta riscos se seguido sem orientação de profissional nutricionista. Esse acompanhamento nutricional irá adequar às necessidades individuais de nutrientes.
--
--
F&T Notes: pelas nutricionistas Fernanda Bernaud e Thaís Rasia









Comentários