As festas, servidas com um toque de saúde intestinal
- F&T Notes

- 22 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Dezembro significa banquetes fartos, bebidas alcoólicas e doces — saborosos, sim, mas nem sempre gentis com o seu intestino. Felizmente, há algumas formas de agradar tanto o paladar quanto o microbioma intestinal — através dos acompanhamentos. Com as hortaliças coloridas e ricas em fibras que o seu intestino tanto deseja.
As brássicas talvez não estejam no topo da lista de desejos de todo mundo para a ceia, mas deveriam estar. Brássicas, são um grupo de hortaliças da família Brassicaceae que incluem couve, brócolis, repolho, couve-flor, agrião, rúcula, couve-de-bruxelas, rabanete, entre outras. Elas são ricas em vitaminas C e K, magnésio, fibras e compostos bioativos como os glicosinolatos, que oferecem benefícios como propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Elas são realmente um presente para o seu intestino e o seu sistema imunológico. Para elevar o nível nutricional da refeição, os nossos pacientes receberam uma receita de couve-flor assada com louro e açafrão. Essa versão criativa oferece uma explosão de sabores — uma preparação que convidados e intestino vão amar.

Alimentos fermentados trazem equilíbrio aos pratos mais pesados. Conservas, molhos à base de iogurte oferecem probióticos comprovadamente benéficos para a saúde digestiva. Aqui também, exclusivo para nossos pacientes, parte do ebook das festas, um molho de Kefir que pode dar um toque especial a uma salada antes do prato principal.
.

A Farofa normalmente vem de versões industrializadas que costumam ser ricas em sódio, gordura saturada e aditivos artificiais. Por isso, criamos uma alternativa mais saudável. Nossa farofa do cookbook contém além de fibras, um potente anti inflamatório, o ômega 3 - conferindo um novo sabor ao recheio do tradicional peru.
Dica de extra das Nutris:
Quando a refeição for servida, garanta que metade (ou mais) do seu prato esteja preenchida com hortaliças coloridas e coma estes alimentos antes das carnes e dos acompanhamentos ricos em amido. Pode parecer estranho transformar os acompanhamentos nas estrelas quando a carne costuma ser o foco principal, mas uma refeição plant-based ajuda a manter seus microrganismos intestinais felizes e ainda pode auxiliar na percepção de saciedade e na estabilização do açúcar e gorduras no sangue.

Com carinho, Thaís e Fernanda
--
F&T Notes: pelas nutricionistas Fernanda Bernaud e Thaís Rasia









Comentários