17 Maneiras de Reduzir o Risco de AVC, Demência e Depressão, todas ao Mesmo Tempo
- F&T Notes

- 12 de ago.
- 2 min de leitura

Pelo menos 17 fatores contribuem para a demência, AVC e depressão na velhice, de acordo com uma extensa revisão publicada em abril deste ano no Journal of Neurology, Neurosurgery, and Psychiatry. Os autores revisaram 59 meta-análises — sínteses de dados de múltiplos estudos semelhantes — que foram publicadas entre 2000 e 2023 e que investigaram o risco de fatores de risco modificáveis sobre AVC, demência e/ou depressão na velhice.
Pelo menos 60% dos AVCs, 40% da demência e 35% da depressão na velhice são atribuíveis a fatores de risco que podemos modificar. Este estudo teve como objetivo identificar sistematicamente os fatores de risco sobrepostos para essas doenças e calcular seu impacto.

Esses fatores são, em uma ordem de importância:
.

“Este estudo realmente mostra quão poderosas são as mudanças no estilo de vida e comportamentais para doenças cerebrais relacionadas à idade”, é o que diz a autora sênior do estudo, Dra. Sanjula Singh em entrevista à CNN nos EUA. Sanjula é instrutora de neurologia na Harvard Medical School e investigadora principal no Brain Care Labs do Massachusetts General Hospital.
✅ O que você pode fazer para reduzir os riscos?
️ Principais pilares para cuidar do cérebro e do coração!
1- Alimentação equilibrada, seguindo um padrão de dieta mediterrânea, suplementado com azeite de oliva e oleaginosas.
2- Atividade física - pratique pelo menos 150 minutos por semana de exercícios moderados (ou 75 minutos de exercícios mais intensos) e evite passar longos períodos sentado ou deitado.
3- Dormir bem (7-8h) - a qualidade do sono influencia na saúde física e mental.
4- Não fumar - evite o cigarro tradicional e os eletrônicos (vapes), além da exposição à fumaça.
5- Cuidar os níveis de gordura no sangue - o ideal é manter os níveis controlados de colesterol total, LDL e triglicerídeos.
6- Controlar o açúcar no sangue - especialmente importante para quem tem excesso de peso.
7- Manter a pressão arterial sob controle - como vimos a pressão alta é o principal fator de risco para AVC e doenças cognitivas. Quer aprender mais sobre a dieta Mediterrânea?

Segue, para quem ainda não se inscreveu, um 🌟 Convite Especial! 🌟
MESA MEDITERRÂNEA – Sabores, Saúde e Azeite de Verdade 🥗🥙
📍 Local: Eat Kitchen Moinhos (R. Dinarte Ribeiro, 131)📅 Data: Terça-feira, 19 de agosto⏰ Horário: 18h30
⚠️Vagas limitadas!
--
Referências: Senff J, Tack RWP, Mallick A, et al. Modifiable risk factors for stroke, dementia and late-life depression: a systematic review and DALY-weighted risk factors for a composite outcomeJournal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry 2025;96:515-527.
Bushnell C et al. 2024 Guideline for the Primary Prevention of Stroke: A Guideline From the American Heart Association/American Stroke Association. Stroke. 2024 Dec;55(12):e344-e424.
--
F&T Notes: pelas nutricionistas Fernanda Bernaud e Thaís Rasia









Comentários